(11)

Manutenção Industrial Preventiva

A manutenção industrial preventiva é um trabalho de reparação que pode ser desenvolvido em diferentes infraestruturas, como elétrica, automação, instrumentação, hidráulica e sistema de combate a incêndio. O trabalho busca criar um sistema de controle e inspeção que impede o aparecimento de defeitos ou panes em todos os equipamentos utilizados no ramo industrial. É recomendado que as empresas especializadas sejam contratadas para realizar esse trabalho, pois vão ser oferecidos inúmeros benefícios para a execução desses serviços.

O que é manutenção industrial preventiva e para que serve?

Se você trabalha em uma empresa ou indústria já deve ter ouvido falar sobre a manutenção industrial preventiva, mas você sabe exatamente o que é e para que serve esse tipo de manutenção?

A manutenção preventiva trata-se de um conjunto de técnicas que envolvem verificações funcionais, manutenção, reparo ou substituição de dispositivos, equipamentos e maquinários em prédios, empresas, comércios, residências e muito mais, a fim de garantir o bom funcionamento de todos os sistemas.

Essa manutenção é feita antes que qualquer problema apareça, por isso, é importante que sua empresa invista para não ter gastos desnecessários futuramente.

Além disso, há outros 2 tipos de manutenções que são muito populares e também são utilizados pelas empresas, que são a manutenção preditiva e corretiva.

Como fazer o planejamento de uma manutenção industrial preventiva?

Para garantir um bom planejamento da manutenção, é preciso contratar uma empresa especializada que conta com uma equipe de PCM (Planejamento e Controle de Manutenção), que são responsáveis por organizar todos os processos relacionados à manutenção, que envolve os reparos que serão necessários, a classificação das criticidades de todos os equipamentos, análise e planejamento de todas as paradas de produção, e muito mais.

Além disso, essa equipe necessita trabalhar juntamente com uma equipe de Planejamento e Controle de Produção (PCP), para realizar todos os processos.

O PCP gerencia os recursos operacionais da empresa, sendo responsáveis pelo planejamento, programação e controle dos processos produtivos. Após avaliar todas as informações disponíveis, o PCM determina quais atividades de reparo deverão ser executadas, junto ao PCP.

O que é manutenção preditiva e corretiva?

A manutenção industrial envolve diferentes tipos de técnicas de manutenção, que englobam a preventiva, preditiva e corretiva. Você sabe o que elas estudam e quais suas diferenças?

Confira a seguir e saiba mais:

  • Manutenção preditiva: Trata-se de técnicas de acompanhamento periódico e análise completa de equipamentos ou máquinas, sendo útil para detectar qualquer aparência de desgaste e possíveis falhas, prevendo a necessidade de manutenção;
  • Manutenção corretiva: Já esse tipo de manutenção acontece quando algum equipamento, máquina ou sistema apresentou alguma falha ou irregularidade. Para que a manutenção corretiva não seja necessária, é preciso que a empresa ou indústria invista na manutenção preventiva, para que os gastos não sejam maiores futuramente.

Vantagens da manutenção industrial preditiva

Como já visto, a manutenção industrial é muito importante para empresas, indústrias ou residências que tenham equipamentos ou máquinas que necessitam de análise frequente. Mas você sabia que a manutenção pode ir muito além disso, e te ajudar de muitas maneiras?

Conheça a seguir todas as vantagens desse serviço:

  1. Garante a segurança de todos os funcionários: A manutenção periódica é ideal para garantir o funcionamento perfeito e seguro de ferramentas, equipamentos e máquinas, sendo importante também para prevenir acidentes;
  2. Alta qualidade: É uma manutenção qualitativa e feito com equipamentos especiais e apropriados, tudo para garantir o funcionamento adequado dos equipamentos da empresa;
  3. Evita incidentes ou imprevistos: Com vistorias frequentes, é mais difícil a empresa se deparar com problemas, portanto, parte do trabalho da manutenção é garantir que todo o maquinário esteja em plena operação;
  4. Reduz custos: A manutenção quando feita de maneira antecipada evita que a companhia gaste com reparos futuros, sendo uma ótima opção para a economia;
  5. Aumenta a eficiência dos equipamentos: A manutenção garante que qualquer máquina ou equipamento funcione da melhor maneira, garantindo maior eficiência e promovendo maior produtividade.

Quem pode realizar a manutenção industrial?

Para realizar qualquer tipo de manutenção, é necessário contratar um técnico formado e especializado, pois apenas ele terá todos os equipamentos ideais para realizar uma análise e estudo profundo, além de ter todo o conhecimento necessário para que o serviço seja executado da maneira correta.

Mas é importante ressaltar que é preciso sempre pesquisar por uma empresa especializada e que conte com profissionais experientes no segmento, assim como a Valtec Instalação Industrial, que é uma companhia que atua há anos e tem como objetivo principal atender todos os clientes, oferecendo soluções com qualidade, segurança, confiabilidade e prazo de entrega justo.

Informações da empresa que faz manutenção industrial preventiva

O trabalho de manutenção industrial é feito de maneira eficiente pela Valtec Instalação Industrial. Entre em contato com a empresa imediatamente e fique sabendo como contratar essa mão de obra altamente especializada.