(11)

Manutenção Industrial

Gostou? compartilhe!


A manutenção industrial é um trabalho de conserto e restauração de equipamentos utilizados em fábricas que pode ser feito de maneira preventiva ou corretiva programada e não programada. Essa manutenção é realizada por profissionais altamente qualificados, que possuem a chance de elaborar os trabalhos em diferentes modalidades, como, elétrica, automação, instrumentação, hidráulica e sistema de combate a incêndio.

A manutenção industrial pode ser classificada como um conjunto de atividades feitas para obter a condição de funcionamento correto de um sistema produtivo em questão. Sendo assim, a manutenção industrial existe, pois há a necessidade de prevenir possíveis falhas em máquinas e também equipamentos industriais, dessa forma, é possível evitar que grandes perdas ocorram no contexto geral do funcionamento da empresa.

É essencial que para você obter esse serviço de qualidade, você realize a solicitação para uma empresa que seja realmente altamente capacitada nesse segmento. A manutenção industrial é muito importante e apresenta bons resultados, entretanto, é necessário que você contrate uma boa empresa.

A seguir, você irá conhecer mais sobre o serviço de manutenção industrial e, ao final deste texto, irá conhecer uma empresa altamente especializada nesse serviço. Portanto, continue lendo e veja agora mesmo todos os benefícios proporcionados pela manutenção industrial.

Confira agora mesmo alguns dos benefícios da manutenção industrial:

  • Aumento da vida útil de máquinas e equipamentos
  • Redução dos riscos de acidentes e dos custos

Contudo, como dito anteriormente, a qualidade da empresa que você contratar será fundamental para definir a qualidade do serviço realizado.

Descubra quais são os tipos mais comuns de manutenção industrial são:

  • Manutenção corretiva
  • Manutenção preventiva
  • Manutenção preditiva
  • Manutenção detectiva
  • Manutenção autônoma
  • Manutenção produtiva total
  • Manutenção de quebra
  • Manutenção de parada
  • Manutenção baseada no tempo

A seguir, entenda melhor sobre a manutenção industrial e tire todas as suas possíveis dúvidas e questionamentos. Afinal, é bastante importante você conhecer sobre o serviço antes que realize a contratação:

A manutenção industrial engloba a análise de funcionamento regular de máquinas, equipamentos e ferramentas, afinal, as instalações são fundamentais para o correto andamento e funcionamento das atividades dentro de uma fábrica, assim como a restauração, conservação, prevenção e substituição que são técnicas altamente benéficas que constituem a linha de produção de diferentes segmentos.

Para que fique mais fácil entender sobre a manutenção industrial, é importante que você considere que todos esses aspectos estão interligados. Afinal, são como uma rede! É um serviço em conjunto.

Veja agora mesmo a classificação correta sobre o serviço de manutenção industrial:

De acordo com a ABNT (NBR 5462/1994), a manutenção industrial é: conjunto de ações técnicas e administrativas que tange como um todo o ramo e área industrial como um sistema único que destina manter ou recolocar um equipamento, instalação ou maquinário de um determinado setor, isto é, sua principal função é manter em ordem o funcionamento dos equipamentos por meio de intervenções corretas e oportunas.

Dizendo de maneira mais simples, a manutenção industrial é um conjunto de atividades necessárias para manter a vida útil dos equipamentos e máquinas, dessa forma, é minimizada a possibilidade de fazer manutenções corretivas, visto que a manutenção industrial trabalha justamente na prevenção. Além disso, com a prevenção é possível economizar nos gastos de uma reparação de última hora, portanto, assim vemos a grande importância da manutenção industrial.

Muitas vezes, pode parecer que optar pela prevenção é gastar dinheiro ou tempo. Afinal, o equipamento ainda não apresentou nenhum problema, o gasto então será, teoricamente, em vão. Contudo, isso é uma grande mentira e é exatamente o contrário da ideia da manutenção industrial. Esse segmento serve, justamente, para que seja possível arrumar toda e qualquer chance de problema no equipamento, máquina, entre outros.

Dessa maneira, o gasto irá ser menor do que ter que arrumar depois de já ter dado problema, pois, muitas vezes, um problema em uma peça afeta outras, então, o gasto acaba sendo dobrado. Já com a manutenção industrial, isso não ocorre, pois você resolverá o problema na raiz, antes que ele interfira em outros setores e peças do equipamento em questão.

Ou seja, é melhor para o proprietário da empresa investir em manutenção industrial, do que esperar que tudo seja arrumado após apresentar algum tipo de problema. A prevenção é sinônimo de economia, além de ter um tempo de duração mais rápida do que a de restauração de um equipamento ou máquina que apresentou algum tipo de problema técnico.

Técnicos de Manutenção Industrial:

O serviço dos técnicos de manutenção é enormemente importante para a indústria. Eles são os responsáveis pela execução de tudo o que foi planejado pelo PCM.

Existem equipes de técnicos de manutenção de diversas áreas, aqui será abordada a manutenção mecânica, elétrica e de automação e instrumentação. Veja mais sobre cada uma delas a seguir:

Manutenção Mecânica:

Os mecânicos trabalham no reparo, manutenção e troca de equipamentos. Estes especialistas devem ter conhecimentos em processos mecânicos diversos, como processos de usinagem, lubrificação, montagem e processos de soldagem.

Graças a grande variedade de processos, os ditos “mecânicos” geralmente apresentam funções mais ramificadas e específicas dentro de uma empresa. Como, por exemplo, pode-se perceber, os torneiros mecânicos, profissionais dedicados a processos de usinagem e os soldadores, que por sua vez dedicam-se a processos de soldagem.

Todavia, para qualquer mecânico é imprescindível conhecimentos em metrologia, e ferramentas de qualidade total, como por exemplo o 5S.

Manutenção Elétrica:

O profissional técnico em elétrica é aquele que garante a alimentação de eletricidade de todos os equipamentos da empresa. É de responsabilidade deste especialista a manutenção dos mais diversos tipos de circuitos elétricos presentes em um processo produtivo. Isto é atingido por meio da manutenção de subestações, painéis e linhas elétricas.

Um aspecto de extrema importância para o sucesso deste profissional é a total dedicação a estudos de procedimentos, normas de segurança e cursos de prevenção de acidentes, como, por exemplo NR10, SEP entre outros, devido a sua exposição constantemente a eletricidade.

A exposição a este perigo só deve ocorrer caso haja total dedicação do profissional e da empresa em eliminar os riscos presentes, caso contrário, vidas irão estar expostas ao perigo.

Os técnicos de manutenção elétrica são essenciais para garantir o funcionamento de qualquer indústria.

Manutenção de automação e instrumentação:

Os técnicos de automação e instrumentação são responsáveis pela calibração e ajustes de todos os instrumentos de controle e monitoramento. Eles também fazem a limpeza das placas de comando e algumas programações de Controladores Lógicos Programáveis.

O papel dos técnicos de automação e instrumentação é extremamente importante para evitar que ocorram problemas nos instrumentos das linhas de produção. Eles são responsáveis por garantir o bom funcionamento de todos os instrumentos da linha de produção da indústria.

Entenda mais sobre a gestão da manutenção industrial

Para que a manutenção industrial seja realizada da melhor maneira possível, é comum contar com a ajuda de um gerente ou gestor. Este especialista será responsável por garantir a boa e ideal comunicação entre todos os setores da manutenção.

Existem algumas subáreas que devem ser classificadas pelo gerente ou gestor. Estas subáreas, geralmente, chegam a ser as mecânicas, elétricas, utilidades, PCM e automação. Elas comumente têm supervisores responsáveis.

Os supervisores serão responsáveis por garantir a comunicação entre os PCMs e todas as subáreas. Já os PCMs ou gestores, devem ajudar para a interação entre a logística e o PCP.

Esta costuma ser a grade básica de grande parte das gestões de manutenção industrial. Porém, podem existir variações de acordo com o tamanho e atuação da indústria. De toda forma, uma empresa especializada irá te ajudar em todo esse processo.

Confira agora mesmo a classificação de criticidade dos equipamentos industriais e veja a importância de cada uma delas:

A criticidade dos equipamentos industriais é a classificação da relevância dos equipamentos para a produção da indústria. Sendo assim, ela é essencial para o andamento correto do serviço.

Ela pode ser classificada em criticidade A, B e C, ambas são importantes, entretanto, funcionam para descrever melhor qual a necessidade do cliente. Veja a diferença entre todas as classificações citadas a seguir:

Criticidade A:

Os equipamentos e peças com criticidade A são aqueles fundamentais para a qualidade e andamento das linhas de produção.

Se, casualmente, um destes equipamentos ou peças apresentem defeitos ou problemas, a linha de produção pode ser pausada completamente, gerando assim um enorme prejuízo para a empresa em questão.

Além disso, a qualidade do produto final pode ser comprometida por estes equipamentos ou peças que apresentam falhas.

Criticidade B:

A classificação de peças e equipamentos de criticidade B se refere àqueles que podem gerar alguns problemas na produção, porém, não são tão emergenciais como os de criticidade A, por exemplo.

Mas não se engane, a criticidade B também é bastante importante, são peças e equipamentos que se apresentarem defeitos não param a linha de produção, mas podem gerar um retrabalho.

Sendo assim, vale muito a pena fazer a manutenção destes equipamentos e peças, assim, não é necessário refazer nenhuma

das etapas da produção.

Criticidade C:

Os equipamentos e peças com criticidade C não atrapalham tão bruscamente a produção a curto prazo, contudo, podem gerar muitos problemas ao longo do tempo para a empresa.

Na criticidade C estão as peças e equipamentos que sem manutenção, a longo prazo, irão afetar os equipamentos de criticidade B e A. Ou seja, para o funcionamento perfeito da indústria, é importante que tudo esteja em perfeitas condições.

A importância de contratar uma empresa especializada

Assim como para qualquer outro tipo de segmento, produto e área de atuação, é importante que o usuário busque por uma empresa que seja capacitada para atender com toda a qualidade e capacidade possível o serviço solicitado pelo cliente. Devido a isso, com o segmento de manutenção industrial acontece o mesmo, é necessário encontrar uma empresa especializada.

Se você busca por uma empresa capacitada, entenda que a empresa Valtec Instalação Industrial é uma empresa com foco em atender os segmentos de instalações elétrica, automação, instrumentação, hidráulica e sistema de combate a incêndio, todas essas atividades são possíveis nas áreas de construção civil, óleo e gás, indústria, mineração, usina, hospitalar, cosméticos e petroquímica, por exemplo.

Conheça todos os objetivos da empresa e a importância de um profissional qualificado para realizar o serviço de manutenção industrial:

O objetivo principal da empresa Valtec Instalação Industrial é o de atender os clientes com muita agilidade, capacidade, precisão, atenção, educação, flexibilidade e eficiência.

Para que esse tipo de atendimento seja possível, a empresa Valtec Instalação Industrial possui uma equipe altamente profissional e capacitada, pois todos possuem uma longa e enorme experiência, o que faz toda a diferença na hora de atender. Isso acontece, pois a empresa acredita que só dessa maneira é possível conseguir agradar todos os seus clientes, afinal, eles confiaram em seus serviços e, portanto, merecem receber um excelente retorno.

Confira agora mesmo todos os valores presentes na empresa Valtec Instalação Industrial:

Segurança do Trabalho: o compromisso da empresa é oferecer muita segurança para todos os seus colaboradores e também clientes, dessa forma, é possível proteger a saúde e a segurança respeitando sempre a natureza. Além disso, é respeitada todas as normas de segurança, como o uso correto de EPI’s, por meio do DDS (diálogo diário de segurança), regulamentos internos, integrações e treinamentos. Ética: a ética sempre irá fazer parte dos valores da empresa. Todas as atividades são pautadas dentro dos princípios morais que regem a sociedade em que vivemos. Pois, para a empresa Valtec Instalação Industrial, apenas com ética e respeito ao cliente é possível oferecer um atendimento eficaz e de qualidade. Integridade: a empresa respeita todos os parceiros, colaboradores, clientes e fornecedores, isto é, todo e aquele que faz parte de alguma forma da empresa. Dessa forma, o cliente pode ter a garantia da responsabilidade da empresa. Transparência: a empresa tem essa conduta em todas as relações que se propõe a participar, pois acredita ser a forma mais correta de se criar um vínculo com confiança.

A satisfação do cliente é muito importante para a empresa Valtec Instalação Industrial. Para melhorar cada vez mais, a empresa busca sempre investir em novas tecnologias. Dessa maneira, é possível apresentar aos clientes cada vez mais um serviço de qualidade, ética, responsabilidade, agilidade e eficiência.

Veja agora mesmo o objetivo da empresa Valtec Instalação Industrial

A empresa tem como objetivo profissional conseguir atender as expectativas de todos os seus clientes, pois, dessa maneira, é possível criar e desenvolver um vínculo prazeroso de parceria. O cliente, muita das vezes, não irá precisar do serviço só uma vez, portanto, caso ele seja realmente bem atendido, ele irá escolher voltar para a empresa e solicitar novamente os serviços.

Dessa forma, a empresa terá um cliente fiel e que realmente teve a sua solicitação atendida, sendo assim, com toda certeza a empresa e também o cliente só tendem a ganhar e a crescerem com essa grande e firme parceria. Para que essa relação se torne real, a empresa Valtec Instalação Industrial busca oferecer constantemente treinamentos para os seus funcionários, pois eles serão a imagem da empresa e, consequentemente, se atenderem bem, irão formar uma bela imagem para empresa. Caso contrário, a reputação da empresa Valtec Instalação Industrial irá estar em jogo.

Portanto, a dica para se encontrar uma boa empresa é: escolha aquela companhia que valoriza os seus funcionários, pois se ela tem empatia com aqueles que desenvolvem o seu serviço e imagem, com toda a certeza irá te atender com muita qualidade e eficiência, além de todos aqueles outros adjetivos que buscamos em uma empresa ao precisar solicitar algum tipo de serviço ou produto. Esse é um dos tópicos importantes que você deve avaliar ao buscar por uma empresa, afinal, se ela não respeita e não valoriza o próprio funcionário, com toda a certeza não irá valorizar você que é cliente.

Atendimento de altíssima eficiência e educação

É importante ressaltar que a empresa Valtec Instalação Industrial possui um incrível e excelente atendimento. Muitas vezes quando entramos em contato com uma empresa, a imagem que o atendente irá passar ao transmitir a informação, será a imagem que iremos ter da empresa.

Portanto, visto isso, a empresa Valtec Instalação Industrial preza muito pela qualidade de todos os seus atendimentos, pois, dessa maneira, o cliente irá se sentir muito especial e bem recebido, sentimentos na qual a empresa Valtec Instalação Industrial preza muito em transmitir a todos aqueles que confiam em seus serviços.

Qualidade em todas as etapas de atendimento ao cliente

Portanto, se você está em busca de uma empresa de qualidade, confira agora mesmo mais informações sobre a empresa Valtec Instalação Industrial e receba um excelente atendimento e serviço. Há uma equipe altamente capacitada e experiente aguardando pelo o seu retorno.

Com toda a certeza, você irá se encantar com a qualidade do serviço da empresa Valtec Instalação Industrial, pois tudo é feito com o máximo de respeito só cliente.

Além disso, você também será surpreendido pela capacidade de todos os funcionários, como já citado, todos são altamente especializados para oferecer esses serviços e atendimentos. O objetivo da empresa sempre será de atender com eficiência e gerar soluções para todos os clientes que estejam precisando desse serviço para a sua indústria.

O sucesso do cliente é o propósito da Valtec Instalação Industrial

Sendo assim, na empresa Valtec Instalação Industrial você pode ficar tranquilo. Pois a qualidade e o respeito ao cliente sempre irá fazer parte dos valores da empresa. Se você precisa e deseja conhecer mais sobre a empresa, sobre o serviço de manutenção industrial, entre outros assuntos, acesse o portal da empresa e veja todos os serviços realizados e obtenha mais informações sobre essa incrível empresa.

No que você precisa, com toda a certeza a empresa Valtec Instalação Industrial irá tentar te ajudar! Portanto, pode ficar tranquilo, na Valtec Instalação Industrial o sucesso do cliente é o objetivo principal para ser alcançado.

Conheça a empresa que faz manutenção industrial

A Valtec Instalação Industrial, que fica localizada no município de Mauá no estado de São Paulo, conta com a ajuda de profissionais altamente qualificados que possuem duas décadas de experiência em realizar a manutenção industrial. Entre em contato e solicite maiores informações para contratar esse serviço.

Para saber mais sobre manutenção industrial

Ligue para ou faça uma cotação


Produtos relacionados


Regiões de Atendimento


  • Verifique as regiões que atendemos
  • Fazenda Morumbi
  • Aeroporto
  • Alto da Boa Vista
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Chácara Flora
  • Chácara Santo Antônio
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajau
  • Granja Julieta
  • Heliópolis
  • Ibirapuera
  • Indianópolis
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Leonor
  • Jardim Luzitânia
  • Jardim Marajoara
  • Jardim Morumbi
  • Jardim Novo Mundo
  • Jardim Panorama
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardim das Acácias
  • Jardim Ângela
  • Jardins
  • Jockey Club
  • Jockey Clube
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Paineiras do Morumbi
  • Paraíso do Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Planalto Paulista
  • Real Parque
  • Sacomã
  • Santa Cruz
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Cordeiro
  • Vila Cruzeiro
  • Vila Mariana
  • Vila Morumbi
  • Vila Nova Conceição
  • Vila Progredior
  • Vila Suzana
  • Vila Tramontano
  • Vila Uberabinha
  • jardim São Saveiro
  • Água Funda
  • ABC
  • ABCD
  • ALDEIA DA SERRA
  • ARUJÁ
  • Alphaville
  • Alphaville Industrial
  • Arujá
  • Barueri
  • Biritiba Mirim
  • Caieiras
  • Caierias
  • Cajamar
  • Campo Limpo Paulista
  • Carapicuíba
  • Cotia
  • Diadema
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Ferraz de Vasconcelos
  • Francisco Morato
  • Franco da Rocha
  • GRANJA VIANA
  • Guararema
  • Guarulhos
  • Itapecerica da Serra
  • Itapevi
  • Itaquaquecetuba
  • Jandira
  • Jundiaí
  • Juquitiba
  • Mairiporã
  • Mauá
  • Mogi das Cruzes
  • Osasco
  • Pirapora do Bom Jesus
  • Poá
  • Ribeirão Pires
  • Rio Grande da Serra
  • Salesópolis
  • Santa Isabel
  • Santana de Parnaíba
  • Santo André
  • Suzano
  • São Bernardo Centro
  • São Bernardo do Campo
  • São Caetano do Sul
  • São Lourenço da Serra
  • Taboão da Serra
  • Vargem Grande Paulista
  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bixiga
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Centro de São Paulo
  • Cerqueira César
  • Consolação
  • Glicério
  • Higienópolis
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • Parque Dom Pedro
  • Região Central
  • República
  • Roosevelt (CBTU)
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Trianon Masp
  • Vila Buarque
  • Americana
  • Amparo
  • Araraquara
  • Araras
  • Araçatuba
  • Araçoiabinha
  • Arcadas
  • Arthur Alvim
  • Artur Nogueira
  • Atibaia
  • Atibaia 
  • Bacaetava
  • Batatuba
  • Bauru
  • Boituva
  • Bragança Paulista
  • Campinas
  • Canguera
  • Cardeal
  • Cocais
  • Cosmópolis
  • Franca
  • Hortolândia
  • Ibitiruna
  • Ibiúna
  • Indaiatuba
  • Itatiba
  • Itu
  • Itupeva
  • Jaboticabal
  • Jacareí
  • Jaguariúna
  • Jundiaí
  • Juquiratiba
  • Limeira
  • Louveira
  • Mairinque
  • Marapoama
  • Marília
  • Mendonça
  • Monte Mor
  • Murundu
  • Nova Odessa
  • Paiol Grande
  • Paraisolândia
  • Paulínia
  • Piracicaba
  • Porto Feliz
  • Presidente Prudente
  • Ribeirão Preto
  • Rio Claro
  • Salto
  • Santa Bárbara d'Oeste
  • Santa Rita do Ribeira
  • Santa Teresinha de Piracicaba
  • Santo Antônio Paulista
  • Santo Antônio da Posse
  • Socorro
  • Sorocaba
  • Sumaré
  • São Carlos
  • São José do Rio Preto
  • São José dos Campos
  • São Silvestre de Jacarei
  • Tanquinho
  • Tatuí
  • Taubaté
  • Vale do Paraíba
  • Valinhos
  • Verava
  • Vila Batista
  • Vila Élvio
  • Vinhedo
  • Votuporanga
  • itatiaia
  • Água Bonita
  • Água Vermelha
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Butantã
  • Caiubi
  • Conjunto Residencial Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Instituto da Previdência
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Adhemar de Barros
  • Jardim Bonfiglioli
  • Jardim Everest
  • Jardim Guedala
  • Jardim Namba
  • Lapa
  • Pacaembu
  • Parque Residencial da Lapa
  • Perdizes
  • Perus
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Pompéia
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • Sumaré
  • São Domingos
  • Vila Anastácio
  • Vila Leopoldina
  • Vila Madalena
  • Vila Pirituba
  • Vila Romana
  • Vila Suzana
  • Vila Sônia
  • Zona oeste
  • alto da providencia
  • Água Branca
  • Alto da Mooca
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belenzinho
  • Belém
  • Cangaíba
  • Cidade Líder
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Conjunto Habitacional Padre Manoel da Nóbrega
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guaianases
  • Guaianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Casa Pintada
  • Jardim Helian
  • Jardim Iguatemi
  • Jardim Santa Terezinha
  • Jd São joão
  • Jd da Conquista
  • José Bonifácio
  • Mooca
  • Parque Santa Madalena
  • Parque Sonia
  • Parque São Jorge
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Parque do Carmo
  • Penha
  • Penha de França
  • Piqueri
  • Pirambóia
  • Ponte Rasa
  • Sapopemba
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Tatuapé
  • VILA VELIMA
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Dalila
  • Vila Dila
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Gomes Cardim
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • Vila Regente Feijó
  • Vila Ré
  • Vila Vessoni
  • Zona Leste
  • Água Rasa
  • Alto do Pari
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Caieras
  • Cantareira
  • Carandiru
  • Casa Verde
  • Chora Menino
  • Freguesia do Ó
  • Imirim
  • Jardim Guarapiranga
  • Jardim Japão
  • Jardim São Paulo
  • Jaçanã
  • Lauzane Paulista
  • Limão
  • Mandaqui
  • Nossa Senhora do Ó
  • Parada Inglesa
  • Parque Anhembi
  • Parque Mandaqui
  • Parque Novo Mundo
  • Parque Peruche
  • Parque São Domingos
  • Parque do Chaves
  • Pompéia
  • Santana
  • Serra da Cantareira
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Albertina
  • Vila Chica Luíza
  • Vila Endres
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Marisa Mazzei
  • Vila Mazzei
  • Vila Medeiros
  • São Paulo

Faça sua cotação

Informações Pessoais

Informações de contato ou cotação